PROJETOS SOCIAIS

Inspirado nos valores fundamentais da pessoa Humana, vislumbrando uma sociedade democrática e justa, a AAPSSC tem por sua missão atuar na defesa dos direitos dos Policiias Penais e dos Agentes de Segurança Socioeducativos do Estado de Santa Catarina, assim como, buscar a elevação e manutenção da qualidade de vida dos associados, da comunidade e do meio ambiente, através das atividades comunitárias, sociais, esportivas e de lazer para crianças, jovens e adultos. 

PROJETO "QUEM AMA CUIDA"

Autor: ADÉRCIO JOSÉ VELTER - PolicialPenal

O projeto "Quem ama cuida! Com o tema: Drogas não entre nesta prisão" do qual a AAPSS/SC é parceira (auxilia, incentiva, organiza, promove e desenvolve) conforme estabelece o art. 2º, parágrafo único do Estatuto de Fundação.

O projeto foi originalmente criado pelo Agente Penitenciário Adércio José Velter, no ano de 2015, iniciando-se no Vale do Araranguá, Criciúma, Orleans, Lauro Muller e Siderópolis. As apresentações são realizadas em escolas, auditórios, centros comunitários e igrejas.

Como o palestrante é Agente Penitenciário, associado da AAPSS/SC, busca apresentar, além dos perigos para a saúde do uso das drogas, as consequências subsidiárias, em especial com a eventual prisão e condenação, a vida dentro de uma unidade socioeducativa ou prisional/penitenciária, com relação à restrição de liberdade, espaço e comunicação.

Tendo como objetivo geral: resgatar os valores familiares e auxiliar a escola e as forças de segurança na prevenção e combate ao uso de drogas. Como objetivo específico: a realidade do sistema prisional, provocar a reflexão sobre os problemas da drogadição e suas consequências, contribuindo para redução da evasão escolar.

A parceria iniciada no ano de 2017, entre o projeto e a associação proporcionou a intenção de expandir para o Estado inteiro, inclusive redimensionando a amplitude do projeto a fim de que sejam procedidos congressos e seminários abarcando um maior número de espectadores. Dentro dessa ideia de expansão, para 2018, já estamos em conversa com as prefeituras de Biguaçu, Joinville e Florianópolis, Municípios ainda não contemplados com esse importante projeto social.